Dr. Plaketinha - .: Grupo Plasma Vitta - Biotecnologia de Resultado :.

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fale Conosco
>> Dr. Plaketinha

Dr. Plaketinha já nasceu cientista!!!

Doutor em Biomedicina, sempre atento ao crescimento Biotecnológico da área médica, ciente dos grandes desafios, Dr. Plaketinha investiu e aprimorou os estudos da técnica de P.R.P. 
Esportista nato, nosso Dr. Plaketinha abraça você amigo paciente, torcedor de seu time do coração e fã de esportes, afim de esclarecer todas as suas dúvidas, matar a curiosidade por esta Febre Nacional  chamada Plasma Rico em Plaquetas – PRP  e  mais que isso, ajudá-lo a ter melhor qualidade de vida, com joelhos novos.., ombros novos..

Tudo regenerado e bem cicatrizado, permitindo uma Total Vida Nova.

Então, qualquer dúvida que você tiver, aproveite este canal!

Saudaçoes P.R.P.!!

Abraços !!

Dr. Plaketinha
 

Abaixo, algumas Perguntas respondidas:

O que é Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
 Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ou concentrado plaquetário é obtido pela centrifugação do sangue recém colhido utilizando citrato de sódio como anticoagulante, em velocidade baixa, de modo a sedimentar as hemácias e manter os leucócitos e as plaquetas em suspensão no plasma. Esse, então, é transferido para outro tubo e constitui o Plasma Rico em Plaquetas (P.R.P.). Este processo permite a concentração de grande número de plaquetas em condições de liberar os fatores de crescimento, em um pequeno volume de plasma.

Como funciona o Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?

 O PRP ou Plasma Rico em Plaquetas é injetado diretamente na área danificada dependendo da necessidade de cada paciente. A alta concentração de plaquetas – 8 a 10 vezes o volume normalmente presente no sangue - catalisa o crescimento de novas células e a recuperação de lesões causadas por processos degenerativos ou traumático de tendões, músculos e cartilagens.

História do uso do Plasma Rico em Plaquetas (PRP):

 Desde meados da década de 90, o gel de plaquetas (originário do PRP), tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, reconstrutiva oral, bucomaxilo-facial e procedimentos de reconstrução para implantodontia, visando acelerar o reparo da ferida cirúrgica e a regeneração óssea. O gel de plaquetas surgiu como uma alternativa viável para minimizar as complicações decorrentes do uso da cola de fibrina, procedimento utilizado há mais de 60 anos. Recentemente, estudos mostram benefícios do plasma rico em plaquetas em outras áreas da medicina como, por exemplo, problemas músculo-esquelético e articular.

Quais são os benefícios potenciais do tratamento com o Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
 Os pacientes podem ver uma melhora significativa nos sintomas como dor e na recuperação da função do tecido danificado. Podendo eliminar a necessidade de tratamentos mais agressivos como cirurgia e medicação a longo prazo, além de uma recuperação mais rápida. Em casos cirúrgicos, o PRP também é aplicado, acelerando as reações de cicatrização, além de atuar na manutenção da dor.

Existem instruções especiais para a aplicação do Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?
 Não esta recomendado a utilização de anti-inflamatórios não esteróides (AINES) uma semana antes do procedimento e no decorrer do tratamento.
Em caso de desconforto no local da aplicação a maioria dos pacientes requerem apenas analgésicos simples como Paracetamol. Gelo ou calor podem ser aplicados à área, conforme necessário.
Na primeira semana após o procedimento o paciente deve evitar atividade física excessiva.


Em quais casos o tratamento com injeção de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) pode ser útil?
 Coluna
 Ombros
 Cotovelos
 Pulso e mão
 Tendinose (tornozelo, joelho, ombro, punho, bíceps da panturrilha e os tendões de Aquiles)
 Quadril / Pélvis / articulações Sacro-Ilíaca
 Joelho
 Tornozelo e Pé
 Articulações artríticas
 Doença de Osgood-Schlatter

PRP é o mesmo que aplicação de células tronco?
 Não. São procedimentos diferentes. O PRP é um concentrado de plaquetas autólogo, ou seja, do sangue do próprio paciente, as quais possuem fatores de crescimento que irão agir na proliferação e diferenciação celular, contribuindo para o reparo mais precoce de uma lesão e diminuição da dor, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente.
As células tronco são células indiferenciadas, multipotentes que devido ao estímulo sofrido, desenvolvem a capacidade de se diferenciar e originar células especializadas dos tecidos constituintes do organismo. Podem ser adultas ou embrionárias. As células tronco adultas podem ser extraídas de diversos tecidos adultos, como a medula óssea e a gordura.


Autohemoterapia é o mesmo que aplicação de PRP?
 Não. A autohemoterapia consiste em extrair o sangue total do paciente e transferir este material colhido para uma área do corpo, sem nenhum preparo prévio. Este procedimento não é reconhecido pela comunidade médica.
O PRP consiste na separação de células específicas para o reparo tecidual, e é muito usado no meio médico, inclusive com uma gama de artigos na literatura.


Existe algum risco de reação ou hipersensibilidade no paciente após a aplicação do PRP?
 Não. O PRP é processado com o sangue do próprio paciente, por isso não existe o risco de nenhuma reação, assim como hipersensibilidade, excluindo, dessa forma, o risco de rejeição.

O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas é seguro?
 Por mais de 20 anos a terapia com uso de plaquetas vem sendo utilizada no mundo por várias áreas da medicina incluindo: cirurgia cardíaca, ortopedia, medicina esportiva, neurocirurgia e a área de cosmética, entre outras. Muitos dentistas também utilizam esta técnica em implantes de ortodontia.
Atualmente, o uso do PRP tem sido bem estudado pela literatura médica, e se mostrou seguro desde que utilizado por profissional capacitado, com conhecimento na área, utilizando o material adequado.
Como qualquer outro tipo de infiltração que é feita no organismo, apresenta um risco mínimo de contaminação, que é evitado seguindo-se os princípios básicos de antissepsia.

Qualquer outra dúvida, é só perguntar!

Dr. Plaketinha
 

Ainda tem dúvidas? Pergunte ao Dr. Plaketinha!




 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal