O concentrado de aspirado de medula óssea (BMAC) é um procedimento de terapia regenerativa, que utiliza células da medula óssea de um paciente para iniciar a cura de várias condições ortopédicas, incluindo osteoartrite e lesões na cartilagem.
Áreas cronicamente dolorosas geralmente têm suprimento sanguíneo inadequado, potencial de cura e células regenerativas para reparar danos. O BMAC pode fornecer um rico suprimento de células regenerativas com a capacidade de se replicar em vários tipos de tecido. Tem um potencial tremendo para pacientes com condições ortopédicas ou lesões moderadas a graves e é mais frequentemente usado para tratar artrite grave em joelho, ombro e quadril.
O BMAC também é muito eficaz nos seguintes tratamentos:
O BMAC é obtido durante um procedimento no qual uma pequena quantidade da medula óssea do paciente é extraída da pelve, usando anestesia para minimizar qualquer desconforto. A medula é então processada em uma centrífuga para produzir uma concentração de células-tronco, que serão injetadas no tecido danificado do paciente para promover a cura.
O procedimento envolve um tempo de inatividade mínimo e os pacientes geralmente ficam doloridos por dois ou três dias no local da injeção. Como em todos os procedimentos regenerativos, medicamentos anti-inflamatórios como Ibuprofeno, Naproxeno e Aspirina devem ser evitados, por pelo menos duas semanas, após o procedimento, pois podem interromper o processo de cicatrização.
Os pacientes devem seguir um curto período de fisioterapia para acelerar a recuperação. O benefício total do procedimento deve ser sentido dentro de seis a oito semanas, após o procedimento.
Agende uma consulta com um especialista em Medicina Regenerativa, para saber se o BMAC é o tratamento certo para você!
Fique por dentro de nossos cursos