background de uma plaqueta

PRP

O que é este agregado plaquetário?

Plasma Rico em Plaquetas (PRP) ou agregado plaquetário é obtido pela centrifugação do sangue recém coletado, utilizando citrato de sódio como anticoagulante, em velocidade baixa, de modo a sedimentar as hemácias e manter os leucócitos e as plaquetas em suspensão no plasma. Esse, então, é transferido para outro tubo e constitui o Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Este processo permite a concentração de grande número de plaquetas em condições de liberar os fatores de crescimento, em um pequeno volume de plasma.

Função do PRP

O PRP ou Plasma Rico em Plaquetas é injetado diretamente na área lesionada dependendo da necessidade de cada paciente. A alta concentração de plaquetas – 8 a 10 vezes o volume normalmente presente no sangue – catalisa o crescimento de novas células e a recuperação de lesões causadas por processos degenerativos ou traumático de tendões, músculos e cartilagens.

Soluções potenciais nos tratamentos com PRP

Os pacientes observam melhora muito significativa nos sintomas como dor e recuperação da função do tecido danificado. Podendo eliminar a necessidade de tratamentos mais agressivos como cirurgia e medicação a longo prazo, além de uma recuperação mais rápida. Em casos cirúrgicos, o PRP também é aplicado, acelerando todo o processo de cicatrização dos tecidos.

História do PRP

Desde meados da década de 90, o gel de plaquetas (originário do PRP), tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, buco-maxilo e procedimentos de reconstrução para implantodontia, visando acelerar o reparo da ferida cirúrgica e a regeneração óssea.

O gel de plaquetas surgiu como tratamento viável para minimizar as complicações decorrentes do uso da cola de fibrina, procedimento utilizado há mais de 60 anos.

Recentemente, estudos mostram benefícios do plasma rico em plaquetas em outras áreas da medicina como, por exemplo, Ortopedia, Medicina Esportiva, Ginecologia, Dermatologia, entre outras.

Tratamentos

Os pacientes observam melhora muito significativa nos sintomas como dor e recuperação da função do tecido danificado. Podendo eliminar a necessidade de tratamentos mais agressivos como cirurgia e medicação a longo prazo, além de uma recuperação mais rápida. Em casos cirúrgicos, o PRP também é aplicado, acelerando todo o processo de cicatrização dos tecidos.

Quais articulações podem ser tratadas com aplicações de PRP?

Joelho
Quadril
Ombro
Cotovelo
Mão
Tornozelo
Coluna

Dúvidas Frequentes

Quais as regras especiais para a aplicação do Plasma Rico em Plaquetas (PRP)?

Nas aplicações de PRP não está recomendado a utilização associada de anti-inflamatórios.

Em caso de desconforto no local da aplicação, a maioria dos pacientes requerem apenas analgésicos simples, como Paracetamol. Gelo ou calor podem ser aplicados à área, conforme orientações médicas. Na primeira semana após o procedimento o paciente deve evitar atividade física excessiva.

Fazer Auto Hemoterapia é igual ao Plasma Rico em Plaquetas?

Não! A auto hemoterapia consiste em extrair o sangue total do paciente e transferir este material colhido para uma área do corpo, sem nenhum preparo prévio. Este procedimento não é reconhecido pela comunidade médica. O Plasma Rico em Plaquetas consiste na separação de células específicas para o reparo tecidual, e é muito usado no meio médico, inclusive com uma gama de artigos na literatura.

Utilizar Plasma Rico em Plaquetas é o mesmo que fazer aplicação de Células Tronco?

Definitivamente não! São tratamentos totalmente diferentes.

O Plasma Rico em Plaquetas é um concentrado de plaquetas autólogo, ou seja, do sangue do próprio paciente, as quais possuem fatores de crescimento que irão agir na proliferação e diferenciação celular, contribuindo para o reparo mais precoce de uma lesão e diminuição da dor, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente.

As células tronco são células indiferenciadas, multipotentes que devido ao estímulo sofrido, desenvolvem a capacidade de se diferenciar e originar células especializadas dos tecidos constituintes do organismo. Podem ser adultas ou embrionárias. As células tronco adultas podem ser extraídas de diversos tecidos adultos, como a medula óssea e a gordura.

O tratamento com Plasma Rico em Plaquetas é seguro?

Por mais de 15 anos a terapia com uso de plaquetas vem sendo utilizada no mundo por várias áreas da medicina incluindo: Buco-maxilo, cirurgia cardíaca, ortopedia, medicina esportiva, neurocirurgia, estética, entre outras. Muitos dentistas também utilizam esta técnica em implantes.

Atualmente, o uso do Plasma Rico em Plaquetas tem sido muito estudado em literatura médica, e se mostrou seguro desde que utilizado por profissional capacitado, com conhecimento na área, utilizando TÉCNICA padronizada e material adequados.

Como qualquer outro tipo de infiltração que é feita no organismo, apresenta um risco mínimo de contaminação, que é perfeitamente evitado, seguindo os princípios e normas técnicas de biossegurança.

Existe algum risco de após a aplicação de Plasma Rico em Plaquetas?

Definitivamente não!

O Plasma Rico em Plaquetas é autólogo (processado com o sangue do próprio paciente), por isso não existe o risco de nenhuma reação, assim como hipersensibilidade, excluindo, dessa forma, o risco de rejeição.

Endereço:
Rua Dr. Bacelar 231, cj 96
Vila Clementino
São Paulo - SP
Tel: +55 11 2533-2532
Email: [email protected]

Newsletter

Fique por dentro de nossos cursos